Sobre a CABU

Marca da BU/CABU: Composição em azul, amarelo e branco, de 6 quadrados de 3 tamanhos diferentes. Dentro de um quadrado grande azul, aparece centralizado um quadrado médio amarelo. Em cada canto do quadrado grande, no espaço entre o canto e a ponta do quadrado médio, tem um quadrado pequeno amarelo. As bordas de todos os quadrados são brancas. Logo abaixo do desenho, em letras maiúsculas azuis, aparecem as siglas BU, UFSC e CABU, uma abaixo da outra.

O que é:

Comissão permanente formada, em 20 de novembro de 2019, pela Portaria n. 2471/2019/GR (formato .pdf, tamanho 187 Kb), atualizada pela Portaria n. 666/2020/GR (formato .pdf, tamanho 144 Kb) e pela Portaria n. 1227/2021/GR (formato .pdf, tamanho 225 Kb), principalmente por servidores da BU/UFSC para discutir questões referentes as temáticas relacionada a pessoa com deficiência e acessibilidade, a fim de sensibilizar a equipe da biblioteca e encaminhar as demandas existentes.


Objetivo:

Informar, orientar e assessorar a equipe da Biblioteca Universitária da UFSC, quanto às questões que envolvem acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, com o intuito de promover uma cultura institucional inclusiva, por meio de ações e serviços relacionados ao contexto da Biblioteca Universitária.


Quando acontece:

A Comissão se reúne quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 14h às 16h.


Onde acontece:

As reuniões da Comissão, em geral, ocorrem na Sala de Reuniões da Direção na Biblioteca Central da UFSC (Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC).

Durante o período de trabalho remoto instituído pelas Portarias Normativas Nº 352/2020/GR, Nº 353/2020/GR, Nº 354/2020/GR e Nº 355/2020/GR, as reuniões são realizadas via mconf.


Comissão de Trabalho:

Suélen Andrade (Coordenadora) – BU
Guilherme Goulart Righetto – BU
Jéssica Vilvert Kloppel – BU
Juliane Fonseca Soares – BU
Manoela Hermes Rietjens – BU
Patrícia Muccini – BU
Tamara Nolasco Telles Reis – BU
Vanessa Tavares Wilke – SAAD (em colaboração técnica com a BU)

Grupos de Trabalho:

Para o desenvolvimento de algumas de suas ações a CABU adota como metodologia a criação de grupo de trabalho (GT) interno. Os GTs têm caráter provisório ou permanente dependendo da finalidade e das características da ação. Os grupos de trabalho vigentes e suas composições seguem abaixo:

GT Publicações (Jéssica, Patrícia, Verônica, Suélen e Vanessa)

GT Estudos de Acessibilidade na BU (Juliane, Suélen, Tamara e Verônica)

GT Ebooks Acessíveis (Juliane, Suélen, Tamara e Vanessa)

GT Descrição de Imagens (Jéssica, Juliane, Tamara e Vanessa)

GT Documentos Institucionais Acessíveis (Jéssica, Patrícia e Vanessa)


Contato: